Chega de se apegar ao modelo social atual !
Esquece. Pense no futuro. Pense que se vc tivesse "nascido" hoje, com o corpo de hoje, as ferramentas de hoje, como você montaria a sociedade.
Foi assim que começamos como primatas há uns bilhões de anos atrás. E o presente é o resultado do que montamos lá.
Hoje, depois de tudo que crescemos e aprendemos com o que até agora vivemos, está mais do que claro que esse antigo modelo não é mais prático, nem útil.
O problema é que nós, enquanto ainda com reverberações primatas, achamos que assim que tem que ser, porque assim que sempre foi, e porque essa é a natureza humana.
Porém, enquanto seres mais evoluídos, iluminados, tecnológicos, espiritualizados, científicos, podemos cada vez mais propor uma mudança de visão.
Nosso cérebro mudou, nossos recursos também. Estamos mais conectados. Queremos cooperar mais. O que antes era utópico, está cada vez mais próximo de nossas mãos !
Chega de valorizar dinheiro e seu acúmulo. Tudo bem, valorizem os bens que o dinheiro traz (q nada mais são doq bens de serviços humanos), mas não valorizem papel impresso ou números em um site de banco da tela de computador ! Pare pra pensar no que isso significa !
Chega ! Chega de injustiça, desequilíbrio, de acumular enquanto outros simplesmente ficam sem NADA !
O dinheiro nasceu na troca de serviços, de igual pra igual. O valor atual dele é totalmente distorcido e a maior causa dos déficits sociais.
Todos nós podemos ter abundância, é questão de visão. É questão de montar uma sociedade que não seja baseada em quem vende mais em quantidade, mas sim em quem oferece mais em qualidade.
Num mundo onde o valor não está no papel com números, mas no coração, as coisas podem ser assim. Não tem essa de que não haveria todas as profissões necessárias pra sociedade. Todos os campos de trabalho são preenchidos pq na humanidade temos todos os tipos de inclinações, amores, aptidões, ambições !
E não, não cairíamos na inércia sem a motivação financeira. Isso não aconteceu quando éramos primatas e não vai acontecer agora. A sociedade é um organismo vivo e se adapta. Já as atividades de mão de obra pura (e sem coração hehe) seriam preenchida por máquinas, por tecnologia que hoje temos (mas negamos em prol de grana).
Em resumo, as pessoas trabalhariam por amor. Imagina a produção de uma sociedade assim ? A criatividade ? A ausência de corrupção ? De crimes, de caos e doenças ?
Isso é possível. Se você não crê, ou simplesmente não quer participar da mudança para tal, tudo bem. Só evite falar por falar, descreditar enquanto outros trabalham para que isso aconteça.
Somos "sonhadores" e "utópicos". Trabalhamos em prol do "sonho" e "utopia". E isso é cientificamente viável. E vai beneficiar a quem acreditar que é possível e quiser embarcar em tal magia :)